LostBook
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Ferramentas Literárias

Ferramentas Literárias
marcos ceccon
abr. 25 - 4 min de leitura
010

Livro: ferramenta transformadora

Entenda aqui o poder do livro como ferramenta transformadora nas escolas e na vida de crianças e adolescentes. A agitação de uma escola é parte normal do dia a dia e sua movimentação tem todo o sentido, por se tratar de um espaço frequentado por “seres” repletos de energia e que se entregam ao ato de brincar até cair de exaustão. Trazê-los para a calmaria da sala de aula não é uma tarefa fácil, mas cada professor dá o seu jeito e, aos poucos, todos entram no ritmo do aprender.

No entanto, o que realmente faz o burburinho se acalmar é entrar em um assunto que os entretenha e aí entra o poder das histórias. Separar momentos do dia para o ato da leitura é fundamental para criar o hábito de ouvir e processar nas pequenas mentes o desenho do que se está lendo. O cérebro dos pequenos vai interpretando os cenários, projetando e construindo na suas cabeças um cenário específico e exclusivo sobre o tema.

Esse exercício relaxa e desafia a imaginação de cada ouvinte. Com isso, temos alunos aprendendo a prestar atenção não só na história, mas criando um respeito ao que o outro está dizendo. Mantém-se um silêncio para entender o fio da narrativa, ato que se leva para a vida toda em sala de aula. Aqui, a leitura forma bons ouvintes.

Em um segundo momento, quando as aulas de leitura já conquistaram a sala, é importante que os alunos voluntários passem a ler e, com isso, temos a participação e a formação do leitor com postura de voz. Ouvir a própria voz a partir de um texto que não é próprio faz o aluno sentir a responsabilidade de falar por outra pessoa e comunicar novas ideias.

Forçar um aluno a ler perante a sala não é saudável. É preciso conquistá-lo com trechos curtos e fáceis para que, aos poucos, sinta-se à vontade. Ler em pé, da própria carteira, até tomar coragem de estar em frente a todos. Em pouco tempo, todos vão querer estar presentes perante a sala para uma leitura e, assim, temos o terceiro feito: alunos com postura para se expor sem medo e ganhando confiança.

Interpretar as histórias e criar rodas de debates são outros formatos para que cada um perceba que existem opiniões  diversas sobre o mesmo tema e que cada pessoa pode entender ou interpretar de diferentes formas. Temos aqui a união das ideias sobre um assunto que proporciona a troca e o respeito sobre o ponto de vista de cada um.

Promover a escrita e produzir resenhas ou resumos sobre as histórias é fundamental para a prática da escrita. Fazer os alunos lerem suas explanações os torna donos de seu próprio conteúdo, para que possam dividir com os familiares a sua produção literária. Estimulá-los a ler para os pais é expandir a força da escola.

Ler em ambientes com muitos livros é uma forma de aproximá-los de um universo de possibilidades muito amplo para todos os tipos de assuntos, instigando-os a tirarem os livros das estantes para saber o que há ali. Aqui começam os cuidadores de livros e a troca dos títulos. Os alunos  tornam-se orgulhosos em apontar os livros que já leram e temos, assim, os divulgadores literários.

A comunidade literária LostBook quer trazer professores e alunos para esse espaço. Conte para a gente quais obras fizeram a diferença em sala de aula na sua escola para que elas sejam sugeridas em outras escolas. Ou, ainda, obras que a sua escola não tem, a fim de que possamos encontrá-las e enviá-las para a sua biblioteca. Será um prazer compartilhar essas histórias.         


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você